Autores  •  Crônicas  •  Notícias  •  Resenhas  •  Outros  •  Contato

Acesse nosso Orkut!Acesse nosso Facebook!Siga-nos no Twitter!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Resenha - O Natal de Poirot

Título: O Natal de Poirot
Autora: Agatha Christie
Gênero: Romance Policial
Ano de lançamento: 1938

Sinopse: O multi-milionário Simeon Lee convida os membros de sua família para passar o Natal em sua propriedade. Este fato é visto com desconfiança por vários parentes, porque Simeon nunca deu provas de que se importasse com eles. Foram convidados, inclusive, Harry, uma espécie de ovelha negra, e Pilar, uma neta que ninguém conhecia. Na verdade, o objetivo de Simeon é desenvolver um jogo sádico com seus familiares. Porém, um convidado inesperado bate à porta: a Morte. O livro foi dedicado ao cunhado da autora, conhecido apenas como James, que queixava-se de que os assassinatos que ela escrevia estariam ficando muito refinados.

Entediado nesse Natal? Que tal então desvendar um crime? Agatha Christie escreveu "O Natal de Poirot" para resolver seus problemas (e de quebra, te arrumar mais um). Então, se prepare e coloque o sangue frio inglês para correr em suas veias!

Como citado na sinopse, o que impressiona no assassinato é a crueldade com que este foi executado. Em outros livros você encontrará, como o próprio cunhado de Agatha disse, assassinatos mais "refinados" como uma bebida envenenada ou qualquer outro método mais discreto. Mas como esse é um livro que em hipótese alguma pode ter spoiler, deixo para vocês mesmos conferirem.

Como sempre, a autora passa uma impecável descrição dos ambientes, que fazem toda a diferença enquanto investigamos o crime junto a Hercule Poirot. E a descrição dos personagens então? Eu até ria sozinho enquanto lia algumas, como a do filho de Simeon Lee, Alfred, que "tinha a cabeça afundada nos ombros e dava uma curiosa impressão de inércia".

E a vítima, Simeon Lee... o velho era totalmente louco! Mas graças a sua loucura, ele resolveu reunir seus parentes que não se bicam em uma ceia de natal, o que proporciona momentos cômicos e até de déjà vu para quem lê - qualquer semelhança com sua família é mera coincidência. Ah, e vale a pena prestar atenção em uma das personagens mais misteriosas do livro - a jovem Pilar, a neta desconhecida que cai de paraquedas na família e esconde muitos segredos!

Enfim, Agatha nos dá um belo presente de Natal com essa história tão envolvente. Não que seja uma das melhores tramas da autora, como o imbatível "O Caso dos dez negrinhos", mas vale muito a pena acompanhar o detetive belga baixinho em mais esse mistério!

6 comentários:

  1. Ahh!! Adoro a Agatha Christie!
    Adorei a resenha! :)
    Eu gosto muito de livros mais dialogados, com pouca descrição, mas tratando-se de um livro de suspense e policial a descrição faz toda a diferença! E claro que livros da Agatha Christie nunca, são maçantes.

    :*
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum llivro da Agatha Christie (que vergonha, eu sei)
    Ia comprar um box dela esses dias com 6 livros, mas mudei de idéia. Não sou muito fã de Romances Pliciais (li na marra Os homens que não amavam as mulheres)!
    Fiquei curioso com esse O Caso dos dez negrinhos, gostaria de ler pra ver se é bom!


    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O Caso dos Dez Negrinhos é tão bom que li tudo em um dia! E olha que tô longe de ser o leitor mais rápido desse mundo hein... É totalmente viciante, não conseguia parar mais de ler hehehe

    Vai na fé Luiz, vc com ctz vai curtir!

    Abrçs

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente!

    Aaahhh... Agatha Christie é a rainha do suspense mesmo! Já li vários livros dela, mas esse ainda não. Vou procurar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii Carol!! Eu vii meu Banner akie ! :P
    EU já coloquei o link do blog.. ta em blogroll !
    Beijoos
    PS: Adorei a resenha Agatha é d+++ hushs'
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  6. Oi, gente!

    Tem selos pra vcs lá no blog! :)
    Peguem lá:

    http://universoliterario1.blogspot.com/p/selos-e-memes.html

    Beijo grande!

    ResponderExcluir