Autores  •  Crônicas  •  Notícias  •  Resenhas  •  Outros  •  Contato

Acesse nosso Orkut!Acesse nosso Facebook!Siga-nos no Twitter!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resenha - Pequena Abelha


Título: Pequena Abelha

Editora: Intrínseca

Autor: Chris Cleave

Nota: ****

Sinopse

Não queremos lhe contar O QUE ACONTECE nesse livro.

É realmente uma HISTÓRIA ESPECIAL, e não queremos estragá-la.

AINDA ASSIM, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte:

Este livro apresenta a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Uma delas precisa tomar uma decisão terrível. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa.

A princípio, a estratégia de marketing do livro Pequena Abelha de Chris Cleave me chamou bastante a atenção, mas confesso que fiquei um pouco receosa depois que lembrei do filme A Vila que fez o mesmo para atrair milhões para o cinema pedindo “Por favor, não conte o final desse filme a ninguém!” e no final o filme era o uó!

Mas é claro que instiga a curiosidade e como achei a capa linda, comprei o livro e comecei e lê-lo no mesmo dia.

Confesso que a história demora um pouco a desenrolar e no começo achei o texto até um pouco maçante, mas quando me dava conta já tinha lido 100 páginas sem perceber! Ou seja, fui obrigada a reconhecer que Chris Cleave realmente é bom. O autor sabe brincar com o texto. Cada capítulo é contado do ponto de vista de uma das mulheres e eu percebia com clareza quando era uma quando era outra de tanta personalidade que Cleave conseguiu imprimir na escrita.

A história é tocante, faz a gente pensar nos dramas que tantas pessoas vivem, problemas graves que nós nem imaginamos. E também muito triste. Sabe quando vc pensa assim “Nossa, agora está tudo ruim demais, não tem como piorar” e aí piora? E ainda por cima, no final, o autor nos deixa com uma dúvida, na verdade eles nos deixa certos do que aconteceu, mas é como se não quiséssemos acreditar. Foi como se eu preferisse ter esperança. Pois bem, esse livro é assim. A verdade tal qual ela é e muitas vezes a gente nem sabe ou procura fechar os olhos pra isso, como se estivéssemos anestesiados e o sofrimento alheio já não conseguisse perturbar e tudo se torna corriqueiro.

É o tipo de livro que você leva alguns dias pra digerir. Primeiro parece só uma história, depois você se comove, sente aquele monte de sentimentos pelas personagens e depois de terminar pára mesmo pra pensar em como tem sido sua vida. Caspite, será que eu posso fazer mais? Ou, já não faço nada mesmo, nunca fiz e está na hora de começar!

Vou ficando por aqui pra ser fiel ao objetivo marqueteiro do livro e para que você não perca a agradável surpresa que é lê-lo.

O autor Chris Cleave fala um pouco sobre do que se trata a história no vídeo abaixo:



Um comentário:

  1. Acabei de ler.
    Três dias aplicando prova foram bem úteis, ocupei cada minuto com Pequena Abelha.

    E esse final, hein?
    Com poucas palavras o autor lança uma interrogação enorme prá agente se esconder atrás dela se não quiser encarar a realidade.

    Conclusão: prende a atenção e trás uma história excelente. Não posso nem comparar com outro um best seller de capa laranja de uns anos atrás por aí, senão já dá prá desconfiar do enredo. rs

    Raquel Loureiro

    ResponderExcluir